01 set LIDERANDO A MUDANÇA: CAPACITAÇÃO GERENCIAL PARA GESTORES PÚBLICOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS
Brasília, 20 e 21 de outubro de 2025
- APRESENTAÇÃO
Nos últimos quarenta anos, a revolução tecnológica que tomou forma com as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) acelerou e aprofundou o processo de globalização. No Brasil, a transformação sem precedente dos meios de comunicação, potencializada com a internet e o barateamento do uso de celulares, computadores e o oferecimento de pacotes de dados pelas operadoras de telefonia e internet, vem fazendo com que organizações públicas e gestores tenham de, ao mesmo tempo, atender crescentes demandas sociais e enfrentar persistentes limitações de meios e recursos orçamentários para poderem efetuar as entregas de produtos e serviços à sociedade.
Disseminou-se por todo lado o entendimento de que no setor público é sempre preciso “fazer mais com menos”, já que as demandas da sociedade crescem de forma mais rápida do que os recursos públicos disponíveis para atendê-las. Uma questão não se restringe ao Brasil, já que se trata de um fenômeno mundial que se vem manifestando com características próprias em cada país e época. O denominador comum, do ponto de vista da sociedade, é o anseio geral por mudanças na forma como o Estado age e se relaciona com o cidadão. Um maior conhecimento desse fenômeno mundial é o primeiro passo na busca de soluções para os desafios atuais do setor público enfrentados pelos gestores.
Nesse aspecto, é preciso identificar o modelo de gestão pública condizente que atenda ao clamor da sociedade brasileira, mas também do Governo, em favor de um serviço público transparente e de qualidade. Nas últimas décadas, esse modelo esteve, inicialmente, identificado ao da Nova Gestão Pública (New Public Management), que adicionou ao modelo anterior, racional-legal, também chamado de weberiano, o foco nos resultados e na transparência. De toda forma, e independentemente de onde tenha surgido, o modelo administrativo que venha a ser adotado no Brasil necessita, em primeiro lugar, ser previamente estudado antes de ser adaptado, no que couber, à nossa realidade.
O enfrentamento bem-sucedido dos desafios das lideranças e gestores do Brasil deverá ser feito lançando-se mão das ferramentas e metodologias de gestão, a fim de integrar de forma colaborativa as facilidades disponibilizadas pela tecnologia em termos de rapidez e flexibilidade e a inteligência humana, objetivando a criação de valor público sustentável e materializado na continuidade de produtos e serviços prestados assim como na criação de novos. Para tanto, é preciso atentar para as mudanças verificadas no meio político-jurídico-administrativo nos últimos anos, que afetam diretamente as organizações públicas e privadas, assim como o trabalho dos servidores no conjunto de competências e habilidades necessárias ao bom desempenho profissional.
- OBJETIVO
O curso contextualiza e discute as transformações recentes da gestão pública e as mudanças e ajustes necessários para que os servidores (gestores) se desempenhem com sucesso nesse cenário complexo e dinâmico. Para tanto, o curso visa estimular e desenvolver as consideradas novas competências dos gestores (servidores) consideradas ainda mais importantes.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Com a interação dos 4 módulos, que interconectam seus conteúdos tais como vasos comunicantes, é esperada a criação de um espaço de reflexão para que os inscritos possam:
- a) ampliar a base de conhecimentos que já dispõem sobre suas respectivas atividades profissionais, complementando-a com um conjunto de informações de caráter histórico-administrativo que lhes permitirá reconhecer algumas das ideias e percepções que vêm ditando os rumos da gestão pública e influenciando diariamente o trabalho dos gestores e servidores em geral; e
- b) aumentar a capacidade de análise da dinâmica no ambiente de trabalho, por meio da aliança entre a experiência prática do dia a dia e o conhecimento teórico. Tal aliança encontra-se na base de um processo modernizador que tenha por objetivo impactar a transformação institucional das organizações públicas a partir do desempenho dos que nelas atuam.
Esses dois principais objetivos do curso visam informar e conscientizar os participantes, possibilitando-lhes estar mais bem preparados para analisar e agir em cenários marcados por rápidas e intensas mudanças, que fazem com que gestores e servidores públicos sejam permanentemente exigidos a demonstrar eficiência, transparência e compromisso em bem servir o cidadão.
Dito ainda de outra forma, o curso almeja oferecer elementos para que seus participantes possam vir a ser bem-sucedidos na gestão pública do século XXI. Ajudar gestores e servidores públicos em geral a construírem planos de ação amparados em dados e reflexões baseados na evolução da gestão pública das últimas quatro décadas.
Tais elementos, por sua vez, auxiliam na construção de argumentos que sob a forma de narrativa sirvam de apoio para todos os servidores que trabalham com a delicada e complexa tarefa de querer transformar a cultura organizacional de uma instituição pública. Explorar uma nova faceta do serviço público, por meio da criação de um espaço pedagógico propício à troca de informações e o compartilhamento de experiências constitui igualmente objetivo do curso.
Em outras palavras: o curso visa sensibilizar para as mudanças no mundo e no ambiente de trabalho e desenvolver habilidades para enfrentar esses desafios. No entendimento que elas serão avaliadas em suas respectivas organizações.
PÚBLICO ALVO
Servidores públicos das áreas meio e finalísticas, ocupantes ou não de cargos de chefia, e suas respectivas equipes; integrantes da alta chefia; gestores públicos em geral; formadores de opinião; profissionais liberais; estudantes de Administração, Economia e Direito; interessados em conhecer e discutir os desafios e rumos da gestão pública no Brasil.
- METODOLOGIA
A metodologia de ensino utilizada no curso é composta de uma parte expositiva, que recorre a suportes audiovisuais e palestras; e uma fase interativa, com debates e discussões baseadas em exemplos tirados da experiência profissional dos participantes e da elaboração de mini estudos de caso. O curso baseia-se na Teoria dos 10 Papéis Gerenciais de Henry Mintzberg e no construto de Orientação Empreendedora (OE).
- PROGRAMA
Dia 1 – Manhã – (carga horária: 4 h)
Módulo 1 – Noções de Administração e Gestão. O que é Política Pública; 2. Ciclo PDCA; 3. Planejamento e Gestão Estratégica; 4. Governança e Planejamento; e 5. Planejamento no Brasil; Governança para Resultados.
Módulo 2 – parte histórico-contextual (Reformas Administrativas de 1967 (Decreto-Lei n. 200/67) e de 1995 (Emenda Constitucional n. 19/98, que resultou na inclusão da eficiência no Art. 37 da CF 1988). Marco Gerencial da Administração Pública – Instrução Normativa Conjunta MP/CGU n. 1/2016; do Decreto n. 9.203/17 e do Projeto de Lei n. 9.163/2017 na Câmara dos Deputados e PL 3.995/2024 no Senado Federal, chamado PL da Governança. Reforma e Modernização Administrativa. PEC 32/2020).
Dia 1 – Tarde – (carga horária: 4 h)
Módulo 3 – desafios da Gestão no século XXI (Novo Modelo de Gestão com a Plataforma de Negócios; Tecnologia e mercado de trabalho – geração millennial – Estratégia adaptativa – Cultura Organizacional – Liderança e Gestão de Pessoas no século XXI – Liderança no Setor Público – Intraempreendedorismo e Liderança – Liderando equipes e Unidades Administrativas). Teoria de Mark Moore (Criação de Valor Público). Introdução à teoria gerencial de Henry Mintzberg dos 10 papéis gerenciais.
Dia 2 – Manhã – (carga horária: 4 h)
Módulo 4 – Parte 1 – Visão geral dos dez papéis gerenciais de Mintzberg, características e habilidades requeridas. Os papéis gerenciais de Mintzberg: Categoria Interpessoal (Símbolo; Líder; e Elemento de ligação). Categoria Informacional (Monitor; Disseminador; e Porta-voz). Categoria Decisória (Empreendedor; Gestor de Recursos; Negociador; e Solucionador de Conflitos)
Dia 2 – Tarde – (carga horária: 4 h)
Módulo 4 – Parte 2 – Revisão dos papéis gerenciais com base nas 8 habilidades do sistema gerencial de Mintzberg: relacionamento profissional; liderança; resolução de conflitos; processamento de informações; tomada de decisões; alocação de recursos; empreendedorismo; e introspecção. Importância da combinação de habilidades empreendedoras e gerenciais.
- INSTRUTORES
MSc. ALMIR LIMA NASCIMENTO
Possui Mestrado Profissional em Administração Pública (UnB/MPA). Diplomata de carreira e palestrante, alternou missões no Brasil e no exterior. Professor de gestão diplomática no Instituto Rio Branco (IRBr). Chefe do Setor de Promoção Comercial nas Embaixadas do Brasil no Paraguai, Uruguai, Suriname e França, responsável pela indicação de oportunidades de comércio e investimentos para empresas brasileiras e pelo apoio a empresários e investidores nacionais e estrangeiros. Coordenador-Geral de Gestão e Governança do Ministério das Relações Exteriores (CGG/MRE). Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5200949638726940
Dra. NYVEA LOURENCO
Possui Doutorado em Direito Constitucional (IDP), Mestrado em Administração Pública (IDP/EAB), Especialização em Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal (ESAF/FGV/União Europeia), Especialista Docente em Direito Tributário (UNIDF), Pós-Graduada em Direito Tributário Aplicado à Gestão Pública (NDA/FACNET). É Auditora-Fiscal da Receita do Distrito Federal. Professora. Conselheira Suplente do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais – TARF e Assessora Especial da Assessoria Jurídico-Legislativa da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal – SEEC/DF. Bacharel em Direito pela Universidade Santa Ursula. Currículo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0830861809290299
- INVESTIMENTO:
Brasília, 20 e 21 de outubro de 2025
Horário: 08h às 18h
Carga Horária: 16h
Investimento: R$ 3.990,00 por participante
Incluso: Material didático, Apostila, coffee break, Almoço e Certificado de participação.
- Observações:
O Empenho deverá ser enviado para o email onixcapacitacao@gmail.com em até três dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores. CANCELAMENTOS e/ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até cinco (cinco) dias antes do evento. Todas as informações complementares deverão ser feitas por escrito.
A Inscrição será confirmada somente após o envio da Nota de Empenho ou comprovante de pagamento.
A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL realiza treinamentos “in company”, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua Organização, com excelente custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.
A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL reserva-se o direito em postergar ou cancelar o evento se ocorrer insuficiência de participantes, bem como promover substituição do Professor, em caso fortuito ou força maior.
Mais informações: Fone: 61 3202-2110/99277-3453.
E-Mail: ONIXCAPACITAÇÃO@GMAIL.COM
Site: WWW.ONIXCAPACITACAO.COM.BR
CNPJ: 12.314.418/0001-52
Endereço: ST SHC/NORTE CL QUADRA 105 Bloco A Sala 101
70.734.510 – Asa Norte – BRASÍLIA – DF
Somos cadastrados no SICAF.