10 nov Curso Tesouro Gerencial
Brasília, 07 a 09 de Outubro de 2020.
11 a 13 de novembro de 2020
- OBJETIVO
Capacitar servidores a utilizarem o novo sistema de consultas do Governo Federal, Tesouro Gerencial “TG””, que substituiu o Siafi Gerencial a partir de 2015. O curso apresentará as principais características e funcionalidades do novo sistema. Ainda serão abordados os principais conceitos referentes à administração financeira, orçamentária, contábil e patrimonial relacionas à execução no SIAFI, facilitando assim, a extração correta e fidedigna dos relatórios necessários à tomada de decisão.
- PÚBLICO ALVO
Servidores que atuam nas áreas de planejamento, orçamento, execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial e nas Secretarias de Controle Interno dos três poderes. Auditores internos das entidades da administração indireta e Auditores governamentais de controle externo e demais interessados.
- METODOLOGIA
Exposição teórica e atividades práticas (construção de relatórios no Tesouro Gerencial) para proporcionar a integração e uma maior participação dos servidores na resolução dos exercícios.
- REQUISITOS
Ter conhecimento na área de contabilidade e orçamento público. Noção quanto à execução orçamentária e financeira no SIAFI. OBSERVAÇÃO: o aluno deverá solicitar ao cadastrador de usuários de seu Órgão a inclusão do perfil “TESCONGER”.
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I: Conceitos Básicos de Administração Financeira e Orçamentária e Introdução ao Tesouro Gerencial | CH: 4h |
1. Noções de Administração Orçamentária e Financeira 2. Relacionamento SIAFI x Tesouro-Gerencial. 3. Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: A informação orçamentária; Classificação por Natureza da Receita; Classificação por Natureza da Despesa; Classificação por Fonte de Recursos; A Célula orçamentária; Principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira e seus contas correntes. 4. Introdução ao Tesouro Gerencial: Histórico; Arquitetura; Plataforma BI; Tesouro Gerencial x Siafi Gerencial; Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); Navegação pelo Sistema; Menus; Principais características; Funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída. |
MÓDULO II: Consultas Básicas no Tesouro Gerencial e Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos | CH: 4h |
1. Tabelas do Tesouro Gerencial: Rol de contas; Itens de informação; Estrutura organizacional; UG; Órgão; e UO. 2. Projeto de Lei Orçamentária Anual. 3. Dotação Inicial. 4. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário. 5. Dotação Autorizada. 6. Provisão e Destaque Orçamentário. 7. Consultas no Tesouro Gerencial sobre Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos: Escolher Relatório de Bancada; Selecionar atributos; Inserir novos atributos e métricas; realizar consulta; exportar dados. |
MÓDULO III: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte I | CH: 4h |
1. Noções do PCASP. 2. Execução simplificada da despesa. 3. Principais contas de despesa e seus contas correntes. 4. Consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, elemento da despesa e suas inter-relações. 5. Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas. 6. Criação de filtros, prompts e grupos personalizados. 7. Salvar consultas em Meus Relatórios. |
MÓDULO IV: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte II | CH: 4h |
1. Consultas de Execução da Despesa: por Credor, Empenho e Subitem. 2. Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas. 3. Compartilhar relatórios. |
MÓDULO V: Consultas de documentos no Tesouro Gerencial e Receita Pública | CH: 4h |
1. Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros. 2. Aspectos teóricos: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita. 3. Guia de Recolhimento da União. 4. Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas por tipo de arrecadação; Receitas arrecadadas por GRU/RA. |
- INSTRUTOR:
EQUIPE ONIX DE FACILITADORES
- LOCAL E DATA:
Brasília, 07 a 09 de Outubro de 2020.
11 a 13 de novembro de 2020
Carga Horária: 20 horas
Horário: 08h às 18h (Dois primeiros dias) e 08h às 12h (Último dia)
Local: Parlamundi LBV – SGAS I – Asa Sul, Brasília – DF.
Investimento: R$ 2.790,00 (dois mil setecentos e noventa reais).
Incluso: Sala com notebook, Material de Apoio, Apostila, coffee break, pastas de couro e Certificado de participação.
- OBSERVAÇÕES:
O Empenho deverá ser enviado para o fax (61) 30326507 no máximo até 3 (três) dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores. CANCELAMENTOS e/ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até 5 (cinco) dias antes do evento. Todas as informações complementares deverão ser feitas por escrito.
A Inscrição será confirmada somente após o envio da Nota de Empenho ou comprovante de pagamento.
A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL realiza treinamentos “in company”, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua Organização, com excelente custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.
A Onix Capacitação Profissional confirmará os eventos com até cinco dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Caso contrário, não nos responsabilizaremos por qualquer dano que possa a vir a acontecer durante a antecedência do curso como compra de passagens, hospedagens, etc.
Mais informações: Fone: 61 3032 6538/Fax 30326507 /99277-3453
E-Mail: ONIXCAPACITAÇÃO@GMAIL.COM
Site: WWW.ONIXCAPACITACAO.COM.BR
CNPJ: 12.314.418/0001-52
Endereço: ST SHC/NORTE CL QUADRA 105 Bloco A Sala 114
70.734.510 – Asa Norte – BRASÍLIA – DF
Somos cadastrados no SICAF.