04 jan Implementação de Integridade, Compliance e Lei de Corrupção na Administração Pública
Brasília, 14 a 18 de fevereiro de 2022.
Brasília, 04 a 08 de abril de 2022
- APRESENTAÇÃO
A Gestão de Compliance é responsável por monitorar os atos normativos com foco na ética e transparência. Portanto, tem a Gestão de Integridade inclusa no seu programa por ser esta específica no controle das condutas e forte ferramenta no combate à corrupção. O “Compliance” significa literalmente o cumprimento de leis e regras e, com a inserção do mecanismo da Integridade ao seu sistema, seu conceito se expande para alcançar a ÉTICA, estabelecendo uma cultura de se fazer o certo em toda a corporação. A “Integridade”, por sua vez, é a forma mais efetiva, no ambiente corporativo, para o combate à corrupção, fraudes e demais ilicitudes contra a Administração Pública. Baseia-se em três pilares de sustentação: prevenção, detecção e correção. E, para o seu real funcionamento prático faz-se necessário o envolvimento amplo dos gestores, comunicação, transparência, treinamento para a força de trabalho, canal de denúncia efetivo, processo de apuração e políticas contínuas de boas práticas.
- OBJETIVO
Apresentar e desenvolver, de forma interativa, os principais conceitos e práticas para a construção e implementação de programas de compliance, integridade e prevenção contra a corrupção e os fundamentos da responsabilização na administração Pública;
Apresentar a Lei Anticorrupção como uma ferramenta e desenvolver as melhores práticas para diminuir a chance de erros e desvios em qualquer nível da Administração Pública;
Aplicar, no cotidiano, os conceitos internacionalmente reconhecidos no combate à fraude e à corrupção.
- PÚBLICO ALVO
Servidores públicos interessados em conhecer o passo a passo para a implementação de programas de compliance e integridade, inclusive quanto ao disposto na Portaria–CGU 1.089/2018 e aprimorar a integridade da sua organização ou do seu setor; Fiscais de contrato; Membros de comissão de licitação e pregoeiros, para conhecimento e melhor gestão de risco dos processos licitatórios; Consultores jurídicos, advogados e estudantes, interessados em conhecer nuanças da Lei 12.846/2013, do novo Decreto 9.203/2017 e da Portaria-CGU 1.089/2018.
- METODOLOGIA
- Aula expositiva com uso de Projetor de Multimídia;
- Debates em sala de aula;
- Exercícios de Fixação;
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Relação entre o compliance/integridade e a teoria da Governança
Noções gerais de governança privada
– Lei 6.404/66 (Lei das S.A.) e a relação com a governança
Noções gerais de governança pública
Governança pública no decreto 9203/2016
Princípios fundamentais da governança pública
Diretrizes de governança para as organizações
Corrupção e Integridade
Definição de corrupção (ONU, OCDE e Transparência internacional)
Relação entre corrupção e governança
Definição de integridade
Integridade no Decreto 9203/2016
Portaria-CGU nº 1.089/2018
Fundamentos de um programa de integridade
Relação entre corrupção, integridade e compliance
Diferença entre integridade e compliance
Norma ABNT ISO 37001
Fundamentos Teóricos do Combate à Corrupção e da Integridade
Pilares de um programa de integridade
Referencial de combate à Corrupção do TCU
Teoria de Cressey
Controles preventivos x controles repressivos
Soft controls x hard controls
O papel prático da conscientização
A questão das oportunidades corporativas e a relação com a governança
Fundamentos do Compliance
Os nove pilares do compliance
O que é um programa de compliance
Compliance e governança corporativa
Sequência geral para a implementação de um programa de compliance
Normativos aplicáveis ao Compliance
Teoria da Responsabilidade e sua Relação com o Compliance
Noções de responsabilidade
Teoria tridimensional do direito
Conceito de ilicitude
Dolo e Culpa
Negligência, imperícia e imprudência
Nexo Causal
Excludentes de ilicitude, de culpabilidade e de punibilidade
Boa fé objetiva e a respectiva relação com o compliance
Culpa in elegendo e culpa in vigilando
Responsabilidade Corporativa e Compliance – Quando um administrador pode ser responsabilizado
Apresentação do Business Judgement Rule
Responsabilidade dos administradores, segundo a Lei das S.A.
Paralelismo entre a Lei das S.A. e a responsabilidade dos administradores públicos
Deveres dos administradores segundo a Lei das S.A.
O dever de diligência dos administradores
Conflito de interesses e abuso de poder
O papel do compliance e o seu impacto na responsabilidade dos administradores
Apresentação das dimensões de um programa de Compliance
ABNT-ISO 19600
Programa de Compliance no Decreto 8.420/2013
Apresentação geral das nove dimensões de um programa de compliance
O tom do topo, o Código de Conduta, a gestão de riscos, os controles internos, treinamento e comunicação, canal de denúncias, investigações internas, due diligence, monitoramento e auditoria.
A necessária articulação entre as dimensões
Consequências de falhas em cada dimensão
Responsabilidades pela implantação de cada dimensão
Articulações internas para a implantação das dimensões
Transparência e Accountability
Relação entre transparência e o compliance
Relação entre accountability e a relação com os acionistas/sociedade
Distinção entre transparência e accountability
Pesquisas do Banco Mundial
Transparência ativa e passiva
Lei de Acesso à Informação – Deveres do administrador público
Principais riscos de compliance relacionados a transparência
Responsabilidade dos administradores em caso de falhas de transparência
O tom do topo e a constituição da área de Compliance
Práticas internas relacionadas à liderança
Constituição da equipe de compliance: número de pessoas necessárias
Localização corporativa da equipe de compliance
Riscos de conflito de interesses na área de compliance
Formação e capacitação da equipe de compliance
O Código de Conduta
Definição de Código de Conduta
Moral x Ética x Ética corporativa
Quatro dimensões dos valores corporativos
Matriz de valores
Balance ScoreCard Method e seu papel na construção de valores corporativos
Construção racional de um Código de Condutas
Gestão de Riscos
Definição de avaliação de riscos
Particularidades da avaliação de riscos de compliance
COSO I, COSO II e ABNT-ISO 31000
Auditorias baseadas em riscos, segundo o TCU
Identificação, tratamento, priorização, resposta e monitoramento de riscos
Controles internos
Definição de controles internos
Controles internos do COSO I e COSO II
Controles internos, na prática, e sua relação com governança e alcance de resultados
Diferença entre área de controle interno, auditoria interna, área de compliance e área de gestão de riscos
Canal de denúncias
O papel da ouvidoria
Melhores práticas para a constituição de um setor de ouvidoria
Riscos relacionados a ouvidoria
Relação entre ouvidoria, auditoria interna, área de compliance, área de gestão de riscos e área de correição
Definição de Whistleblowing e respectiva aplicação corporativa
Definição de Plea Bargain e respectiva aplicação corporativa
Investigações Internas e Aplicação da LEI ANTICORRUPÇÃO
O papel da corregedoria
Apenações administrativas e legais
O poder/dever de punir
Relação entre o canal detectivo e o canal punitivo
O papel da Lei Anticorrupção em um Programa de Compliance
Os atos lesivos contra a administração pública
Punições administrativas e judiciais previstas na Lei Anticorrupção
O Processo Administrativo de Responsabilização
Obrigatoriedade da aplicação da Lei Anticorrupção
Due Diligence
Definição de due diligence
Melhores práticas de due diligence
Proibições formais de contratação de empresas suspensas e inidôneas
Potenciais consequências nos processos de licitações e contratos em face da due diligence
Aplicações do due diligence em vendas de ativos e parcerias estratégicas
Treinamento, Comunicação, Monitoramento e Auditorias
O programa de Compliance em movimento
Relação da auditoria com a área de compliance
Relação do RH com a área de auditoria, gestão de riscos e compliance
Nível de treinamento de servidores e de especialistas
Periodicidade de treinamentos
O compliance de papel
Desafios do processo de mudança e condições para o sucesso de mudança de cultural
Teorias de trilhas para a mudança
Situação atual x situação desejada
Metodologia de Lewin
Metodologia de Kotter
Quick assessment de compliance
Como medir o diagnóstico da organização
Ferramentas disponíveis
Do diagnóstico ao dimensionamento da equipe
Gestão de riscos, o que fazer?
O papel da comunicação.
- DO FACILITADOR
EQUIPE ONIX DE FACILITADORES
- LOCAL E DATA:
Brasília, 14 a 18 de fevereiro de 2022.
Brasília, 04 a 08 de abril de 2022.
Carga Horária: 20h
Horário: 08h30min às 12h30min
Investimento: R $ 2.450,00 (Dois mil quatrocentos e cinquenta reais).
Incluso: Material didático, Apostila, Coffee Break e Certificado de participação.
- OBSERVAÇÕES:
O Empenho deverá ser enviado no máximo até 3 (três) dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores.
CANCELAMENTOS e/ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até 5 (cinco) dias antes do evento. Todas as informações complementares deverão ser feitas por escrito.
A Inscrição será confirmada somente após o envio da Nota de Empenho ou comprovante de pagamento.
Mais informações: Fone: 61 3032 6538/Fax 30326507 /92773453
E-Mail: ONIXCAPACITAÇÃO@GMAIL.COM
Site: WWW.ONIXCAPACITACAO.COM.BR
CNPJ: 12.314.418/0001-52
Endereço: ST SHC/NORTE CL QUADRA 105 Bloco A Sala 114
70.734.510 – Asa Norte – BRASÍLIA – DF
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