12 maio GESTÃO DE RISCOS FISCAIS COM BASE NA METODOLOGIA DO COSO E NA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL para os servidores do Estado de Pernambuco
Recife, 25 a 27 de junho de 2025
- OBJETIVO GERAL
Objetivando ofertar o aparato necessário para aprimorar a execução, a excelência a eficiência no desempenho das suas atividades, esta capacitação tem como missão de apresentar, detalhar e consolidar as melhores práticas da execução orçamentária financeira e patrimonial com foco no MPCASP 11ª Edição.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
O objetivo do curso é capacitar servidores das áreas de execução orçamentária, financeira e patrimonial, tornando-os aptos a aprimorar a organização e execução das atividades típicas da administração pública relacionadas às finanças públicas do Governo Federal.
- PÚBLICO ALVO
Servidores de todas as Secretarias envolvidos com riscos fiscais (elaboração da lei de diretrizes orçamentárias-Planejamento, Orçamento, Receita, Tesouro, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Controle Interno, Controladoria- CGE e Procuradoria-PGE) e demais interessados.
- METODOLOGIA
O Curso será contextualizado por meio de material didático e desenvolvido na forma de exposições e debates, demonstrações em aulas práticas e detalhadas, comentários, estudos de casos e resolução de exercícios.
- PROGRAMA
1.1. Conceito de Risco e categorização: riscos operacionais, riscos à integridade ou conformidade (compliance): e riscos estratégicos;
1.2. Etapas do processo de gestão de riscos na metodologia do COSO: Ambiente de controle, Fixação de objetivos, identificação de eventos, mensuração e avaliação de riscos, resposta ao risco, atividades de controle, informações e comunicação, monitoramento;
1.3. Análise de Swot;
1.4. O mapa de calor: combinação de probabilidade e impacto;
1.5. Responsáveis: os proprietários dos riscos.
2.1. Riscos Fiscais: Definição, Identificação e Categorização;
2.2. Importância e lógica da prevenção de riscos na LRF – transparência no Anexo de Riscos Fiscais da LDO;
2.3. Requisitos para a gestão de riscos fiscais;
2.4. Mensuração e probabilidade de ocorrência dos riscos fiscais;
2.5. Prevenção e Mitigação;
2.6. Provisões e Reservas.
- A experiência do Anexo de Riscos Fiscais da União
3.1. Riscos fiscais macroeconômicos
3.1.1. Análise de sensibilidade das receitas;
3.1.2. Análise de sensibilidade das despesas primárias;
3.1.3. Análise de sensibilidade da dívida pública;
3.1.4. Cenários de estresse e simulação dos parâmetros macroeconômicos;
3.2. Riscos fiscais específicos – Passivos contingentes
3.2.1. Demandas judiciais;
3.2.2. Passivos contingentes em fase de reconhecimento;
3.2.3. Garantias prestadas e contragarantias;
3.2.4. Fundos de financiamento, seguro de crédito e fundos garantidores;
3.3. Riscos relacionados a Ativos e outros riscos
3.3.1. Dívida Ativa;
3.3.2. Depósitos judiciais;
3.3.3. Haveres financeiros;
3.3.4. Riscos relacionados a empresas estatais;
3.3.5. Parcerias Público-Privadas e concessões;
3.3.6. Desastres (situações de calamidade pública, surtos epidemiológicos, etc.).
- A experiência do Anexo de Riscos Fiscais do Estado de Goiás
4.1. Passivos contingentes
4.1.1. Demandas judiciais;
4.1.2. Dívidas em processo de reconhecimento;
4.1.3. Avais e garantias concedidas;
4.1.4. Assistências diversas;
4.1.5. Outros passivos contingentes;
4.1.6. Riscos decorrentes de possíveis demandas judiciais de servidores;
4.1.7. Possível necessidade de realização de concurso antes do cronograma;
4.1.8. Restituição de saldo remanescente da bolsa garantia – Fomentar;
4.1.9. Reajustes em contratos de gestão;
4.1.10. Riscos decorrentes do impacto de variações no serviço da dívida.
4.2. Demais riscos fiscais passivos
4.2.1 Restituição de tributos a maior;
4.2.3.Discrepância de projeções.
- Desenvolvimento de metodologia de gestão de riscos fiscais
5.1. Identificação e mensuração de outros riscos fiscais
5.1.1. Mudanças Climáticas
5.1.2. Mudanças Demográficas
5.1.3. Manutenção de emprego e renda e apoio à população mais vulnerável
5.1.4. Descumprimento de teto de gastos, saída antecipada do RRF ou outras regras fiscais
5.1.5. Descumprimento de mínimos constitucionais
5.2. Debate: desenvolvimento de metodologia de gestão de riscos fiscais no Estado
- INSTRUTOR
DRA. SELENE PERES PERES NUNES
Ex Secretaria de Estado de Economia do Estado de Goiás, Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Brasília, possui mestrado em Economia pela Universidade de Brasília e doutorado em Contabilidade pela Universidade de Brasília. É Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Doutora em Ciências Contábeis na Universidade de Brasília. Também é professora de Finanças Públicas em Cursos de Pós-Graduação. Recebeu quatro prêmios do Tesouro Nacional e tem vários trabalhos publicados. Como Assessora Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi uma das responsáveis pela elaboração do Projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal e pela sua negociação técnica no Congresso Nacional. Foi autora das propostas para a Lei de Responsabilidade Fiscal do Equador, do Paraguai e da Jamaica. Foi Coordenadora de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, área responsável pela edição dos Manuais da Secretaria do Tesouro Nacional e pela coordenação dos Grupos Técnicos de Padronização de Relatórios e de Padronização de Procedimentos Contábeis. Foi uma das responsáveis pela elaboração do Projeto de Lei de Qualidade Fiscal? PLS 248/2009, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional e cujo objetivo é substituir a Lei 4320/64. Sua área de atuação é Finanças Públicas, nos seguintes temas: orçamento público, política fiscal, contabilidade pública e lei de responsabilidade fiscal.
- INVESTIMENTO:
Recife, 25 a 27 de junho de 2025
Horário: 08h às 18h
Carga Horária: 24h
Investimento: R$ 3.990,00 (Três mil, novecentos e noventa reais) por participante.
Obs. Turma mínima 26 cursistas
Incluso: Material didático, Apostila, coffee break e Certificado de participação.
- Observações:
O Empenho deverá ser enviado para o email onixcapacitacao@gmail.com em até três dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores. CANCELAMENTOS e/ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até cinco (cinco) dias antes do evento. Todas as informações complementares deverão ser feitas por escrito.
A Inscrição será confirmada somente após o envio da Nota de Empenho ou comprovante de pagamento.
A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL realiza treinamentos “in company”, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua Organização, com excelente custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.
A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL reserva-se o direito em postergar ou cancelar o evento se ocorrer insuficiência de participantes, bem como promover substituição do Professor, em caso fortuito ou força maior.
Mais informações: Fone: 61 3202-2110/99277-3453.
E-Mail: ONIXCAPACITAÇÃO@GMAIL.COM
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