05 jul Curso Impactos da LEI Nº 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos para as Altas Autoridades; Ordenadores de Despesas; Unidades de Controle; Áreas de Compras Pública e Assessorias Jurídicas, Técnicas e Políticas.
Natal, 21 a 23 de agosto de 2024
São Luís, 28 a 30 de agosto de 2024
- OBJETIVO GERAL
Aprenda em linguagem simples e acessível, com visão prática, o passo a passo dos procedimentos das contratações públicas, atualizado com a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. O curso tem como objetivo capacitar agentes públicos, servidores, empregados e militares que trabalham direta ou indiretamente na área de compras públicas, de modo que conheçam e/ou aprimorem, por meio de uma abordagem prática, sistêmica e ampla, o planejamento da contratação e a seleção do fornecedor, tornando os processos licitatórios mais econômicos, eficazes e eficientes. Atualizando com os novos normativos sobre a matéria, especialmente a Lei nº 14.133/2021.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
- Conhecer e aprofundar temas referentes às contratações públicas, aplicados às altas autoridades; ordenadores de despesas; assessorias jurídicas, técnicas e políticas, unidades de controle, áreas de compras públicas e assessorias;
- Refletir sobre os principais objetivos da implementação da lei geral às legislações regulamentadoras e pareceres, acórdãos vigentes;
- Ampliar conhecimentos técnicos na temática das compras públicas.
- PÚBLICO ALVO
Servidores públicos federais, estaduais e municipais que atuam, ou desejam atuar, na área de licitações; Gestores e fiscais de contratos; Servidores de setores de compras; Membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio; Gestores e servidores públicos; Auditores e controladores internos e externos; Procuradores, advogados, administradores, ordenadores de despesa; Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Federal. Também é recomendado aos dirigentes, representantes, profissionais que elaboram propostas, assessores jurídicos e aqueles que necessitem de sólidos conhecimentos sobre as licitações.
- METODOLOGIA
- Aula expositiva com uso de Projetor de Multimídia;
- Debates em sala de aula;
- Exercícios de Fixação;
- PROGRAMA
MÓDULO 1 – PLANEJAMENTO POLÍTICO, ESTRATÉGICO E ORÇAMENTÁRIO
- Articulações políticas: escala hierárquica e articulações dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
- Aspectos intragovernamental de gestão: articulações intragovernamentais – principais alianças e contatos;
- Reestruturação de regimento interno; normas de condutas e complience; emissão de normativos de estruturação organizacional;
- Conceito de política pública e governamental –verificação dos aspectos finalísticos dos órgãos / entidade pública;
- Papel da assessoria de comunicação e divulgação de dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD;
- Papel das autoridades políticas e técnicas referentes ao planejamento orçamentário e estratégico;
- Orçamento público e suas limitações;
- Desafios da execução orçamentária através das contratações – finalidade pública;
- Captação e execução de recursos (fonte ordinária; emendas parlamentares; parcerias público-privadas)
- Atividades meio e fim – impactos diretos e indiretos e atendimento do interesse público.
MÓDULO 2 – ESTRUTURAÇÃO FÍSICA E LOGÍSTICADE ÓRGÃOS / ENTIDADES PÚBLICAS
- Papel da área demandante e do setor de logística de aquisição;
- Mapeamento administrativo de processos: melhor adequação para fins de economicidade e eficiência;
- Força de trabalho – presencial e teletrabalho; papel do terceirizado; agente público e político;
- Informatização do setor público e desburocratização – análise dos sistemas e operações atuais e estruturação de equipe de apoio tecnológico eficaz;
- Estratégias de aquisição de bens e serviços – doações; acordo de cooperação técnica; convênios e parcerias; licitações. Tomada de decisões concentradas e delegadas.
- Diálogos entre áreas demandantes; almoxarifado e patrimônio; setor de aquisições; setor de logística; informática; gestão de pessoal e qualidade de vida no trabalho; engenharia e arquitetura; administração geral e predial; orçamentos, finanças, contratos, convênios e contabilidade e as áreas específicas na finalidade existencial do órgão / entidade.
MÓDULO 3 – A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS – PRINCIPAIS DESAFIOS
- Estudo principiológico da contratação pública – análise da aplicabilidade técnica e política;
- Vacatio legis – Vedação ao uso híbrido das normas;
- Uso da Lei nº 14.133/21 independente da publicação das normas de recepção no Distrito Federal, Estados e Municípios no período de transição das normas;
- Principais alterações da Lei nº 14.133/21 em relação à Lei nº 8.666/93; 10.520/2002 e 12.462/2011 – Matriz de Risco; Estudos Técnico Preliminar; Projeto Básico; Termo de Referência e Projeto Executivo;
- Alteração das modalidades de licitação – principais desafios da implementação do “diálogo competitivo” e critérios de julgamento. Principal desafio dos pregoeiros.
- Contratações diretas – uso imediato da Lei nº 14.133/21 e fundamentos legais / jurisprudências importantes;
- Contratação Pública e Sustentabilidade: Agenda da Administração Pública (A3P) e gestão socioambiental;
- Portal Nacional de Contratação Pública (federal) e suas adequações às unidades federativas. Lei de recepção da norma federal.
- Posicionamento do Poder Judiciário e Tribunal de Contas em relação à Lei nº 14.133/21.
MÓDULO 4 – CONTRATO ADMINISTRATIVO – GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO
- Contratos administrativos – pareceres referenciais e minutas padrão (adequação de formatos à realidade dos órgãos / entidades)
- Escolha de fornecedores e empresas de prestação de serviços: exigências; habilitação; capacidade técnica. Como escolher fornecedores eficientes;
- Gestão Contratual: elaboração de minutas e extratos; escolha de fiscais de contratos (análise de perfil);
- Empresa contratada: relacionamento com o terceiro; aplicações de penalidades; dosimetria;
- Gestão de contratos público no advento das leis nº 14.133/21; 8.666/93 e 10.520/2002 (reequilíbrio; repactuação e reajustes);
- Fiscal do Contrato: estratégia de fiscalização eficaz. Elaboração de checklists; análise de conformidade; papel de representante do órgão / entidade;
- Auditoria: forma de respostas aos órgãos de controle.
- Fraude no contrato administrativo: meios de evitar o ilícito. Como lidar com situações de ilicitudes. Crimes. Penas;
- Responsabilidade da Alta Autoridade na gestão e fiscalização contratual. Medidas de blindagem de ilicitudes.
MÓDULO 5 – PROCURADORIA E ASSESSORIAS JURÍDICAS. UNIDADES DE CONTROLE INTERNO E EXTERNOE COORDENAÇÕES TÉCNICAS DE AQUISIÇÕES
- Unidades de Controle Interno e Externo: origem e vinculação. Parceira de segurança jurídica. Prevenção e controle. Prescrição.
- Relação da Unidade de Controle Interno e o alto escalão do órgão: ferramentas de parceria e prevenção. Estruturação da UCI eficaz.
- Complience e conformidade. Matriz de Risco. Ações integradas com as áreas jurídicas e de controle interno.
- Procuradorias Jurídicas e assessorias: origem e vinculação. Parceira de segurança jurídica. Prevenção e controle. Assessoramento e defesa perante órgãos executivos, legislativos e judiciários (altas autoridades e agentes públicos em geral);
- Principais conhecimentos técnicos que as unidades jurídicas e de controle precisam dominar para emitir pareceres com segurança jurídica:
- Planejamento orçamentário e estratégico
- Objeto
- Quantitativo
- Pesquisa de Preços
- Justificativa
- Necessidade
- Adequação de contratação
- Dotação Orçamentária
- Estudo técnico preliminar
- Matriz de risco
- Projeto Básico / Termo de Referência e Projeto Executivo
- Estudo de Impacto Ambiental
- Obrigação das partes
- Contratação stricto sensu (licitação e dispensas)
- Dispêndio mensal da execução contratual
- Prazos, reajustes; repactuações e reequilíbrios
- Rescisão contratual amigável e litigiosa
- Noções de normas provenientes de outras fontes do direito, que dialogam com a área de contratação pública:
- Noções de Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e sua aplicabilidade para área de contratos – sigilo das informações;
- Direito Civil – Responsabilização civil. Código de Defesa do Consumidor. Lei do Inquilinato.
- Direito Societário: Tipos de sociedade. Estatuto Social. Sócios.
- Direito Penal: tratativas com o fornecedor. Noções de crime previstos no Código Penal: injúria; calúnia; difamação; ameaça; apropriação indébita; corrupção ativa e passiva; fraude peculato; concussão; dentre outros.
- Direito do Trabalho: Direitos previstos na Consolidação dos Direitos Trabalhistas – CLT e Convenções Coletivas de Trabalho.
- Principais posicionamentos dos tribunais de contas e poder judiciário sobre a temática.
- Técnica de elaboração de pareceres jurídicos com resposta à apontamentos técnicos.
- INSTRUTOR
EQUIPE ONIX DE FACILITADORES
- INVESTIMENTO:
Natal, 21 a 23 de agosto de 2024.
Horário: 08h às 18h (21 e 22/08)
08h às 12h (23/08)
Carga Horária: 20h
Local: Praia Mar Hotel – Natal-RN
São Luís, 28 a 30 de agosto de 2024
Horário: 08h às 18h (28 e 29/08)
08h às 12h (30/08)
Carga Horária: 20h
Local: Calhau Praia Hotel – São Luís-MA
Investimento: R$ 2.690,00 por participante
Incluso: Material didático, Apostila, coffee break e Certificado de participação.
- Observações:
O Empenho deverá ser enviado para o email onixcapacitacao@gmail.com em até três dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores. CANCELAMENTOS e/ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até cinco (cinco) dias antes do evento. Todas as informações complementares deverão ser feitas por escrito.
A Inscrição será confirmada somente após o envio da Nota de Empenho ou comprovante de pagamento.
A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL realiza treinamentos “in company”, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua Organização, com excelente custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.
A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL reserva-se o direito em postergar ou cancelar o evento se ocorrer insuficiência de participantes, bem como promover substituição do Professor, em caso fortuito ou força maior.
Mais informações: Fone: 61 3202-2110/99277-3453.
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