13 jun Capacitação nos Módulos que compõe o Transferegov.br – Captação de Recursos Federais – Plataforma tecnológica integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à gestão, informatização e operacionalização das parcerias da União com Estados, DF, Municípios e Organizações da Sociedade Civil
08 a 12 de Julho de 2024
- OBJETIVO GERAL
Capacitar profissionais para atuar como técnicos na operacionalização da Transferegov.br, nos Módulos de Transferências Discricionárias e legais, Fundo a Fundo e Transferências Especiais, em todas as fases dos convênios, ou seja, no ciclo completo operacional de celebração, execução, fiscalização e prestação de contas, assegurando maior eficiência, eficácia e efetividade à atuação da Administração Pública.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
Ao final do curso, os alunos serão capazes de:
1 – identificar políticas passíveis de serem operadas por este instrumento;
2 – verificar os requisitos técnicos e financeiros da proposta que devem ser observados;
3 – celebrar os instrumentos;
4 – acompanhar a execução dos instrumentos;
5 – elaborar e analisar os campos de uma prestação de contas.
- PÚBLICO ALVO
– Operadores dos Módulos que compõe o Transferegov.br;
– Gestores e servidores públicos;
– Auditores e controladores internos e externos;
– Procuradores, advogados, administradores, contadores, prefeitos, vereadores e consultores;
– Servidores públicos das áreas de contratos, de projetos, financeira e jurídica;
– Membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio;
– Profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos;
– Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Federal;
-Servidores e funcionários das instituições federais de ensino de pesquisa científica e tecnológica.
- METODOLOGIA
O Curso será contextualizado por meio de material didático e desenvolvido na forma de exposições e debates, demonstrações em aulas práticas e detalhadas, comentários, estudos de casos e resolução de exercícios.
- PROGRAMA
I – Fluxo Operacional – Atos Preparatórios e Celebração
– Apresentação da Transferegov.br;
– Modelagem operacional e funcional do Sistema Transferegov.br; estrutura geral do Sistema;
– Perfis;
– Diretrizes orçamentárias e diretrizes da política pública a ser descentralizada;
– Regras de contrapartida;
– Lei de Diretrizes Orçamentárias;
– Requisitos da Proposta;
– Programa de custeio x capital x obras e serviços de engenharia;
– Inclusão do Programa;
– Elaboração de Projetos;
– Questões gerais proposta X plano de trabalho X termo de referência e/ou projeto básico X anexos x declarações;
– Inclusão de Proposta e Plano de Trabalho – sistema de transferências voluntárias;
– Cláusula suspensiva;
– Instrumentos de Obras;
– Análise da Proposta e Plano de Trabalho;
– Aceitar, rejeitar ou solicitar complementação;
– Aspectos gerais sobre termo de referência/projeto básico
– Gerar convênio;
– Gerar UGTV;
– Abrir conta específica;
– Regularização da conta específica;
– Aspectos gerais sobre a indicação dos ordenadores de despesa;
– Empenho – Minuta;
– Celebração e Publicação.
II – Execução- Designação e manutenção de fiscal do concedente;
– Designar ordenador de despesa;
– Licitação;
– Importar processo de execução de sistema de compras externo;
– Aceite de Licitação;
– Novo Fluxo da liberação de recursos;
– Instrumentos sem liberação por 180 dias;
– Tipos de OBTV e sua aplicabilidade;
– Liberação de repasse;
– Prorrogação de ofício;
– Depósito
– Classificação de ingresso de recursos;
– Papel do gestor financeiro e do ordenador de despesa;
– Aplicação de repasse/contrapartida;
– Contrato – Itens do contrato e associação às metas do convênio;
– Informações e referências ao plano de trabalho;
– Termo Aditivo;
– Documento de Liquidação;
– Incluir Documento de Liquidação;
– Tributos – Considerações gerais para o lançamento dos tributos – enquadramento da OBTV Convenente para os tributos por conduto da instituição;
– Vinculação de metas, etapas, licitação e itens ao documento de liquidação;
– Pagamento (total e parcial) – prestação de contas física e contábil – arquivos necessários – Conceito e Integrações (OBTV e SIAFI);
– Cadastrar Credor da Transferência Voluntária;
– Recolhimento de Tributos;
– Gestão do pagamento fora da conta convênio;
– Comprovação do pagamento dos tributos retidos;
– OBTV Convenente quando da assinatura do instrumento;
– OBTV Convenente quando da execução do instrumento;
– Ampliação do limite OBTV Convenente;
– Execução da OBTV Convenente;
– Cadastro pelo Ordenador de despesa;
– Gestão da OBTV Convenente fora da conta do instrumento;
– Comprovação da OBTV Convenente;
– Características e possibilidades de Cancelar Movimentação;
– Devolução de Pagamentos.
III – Fiscalização e Prestação de Contas – Visão geral dos relatórios;
– Associação dos relatórios ao módulo de prestação de contas;
– Beneficiários;
– Receita e despesa do plano de trabalho;
– Treinados ou capacitados;
– Bens produzidos ou construídos;
– Bens adquiridos;
– Despesas administrativas;
– Físico do plano de trabalho;
– Financeiro do plano de trabalho;
– Financeiro dos pagamentos efetuados;
– Bens e serviços de contrapartida;
– Análise do reflexo dos relatórios de execução no acompanhamento do instrumento e na prestação de contas;
– Uso dos rendimentos de aplicação;
– Programação de vistorias;
– Conceitos e aspectos gerais da Prestação de Contas;
– Análise da efetividade das políticas estabelecidas;
– Relatório de cumprimento de objeto;
– Alcance dos objetivos;
– Resgate de Saldo Remanescente;
– Devolução dos recursos;
– Termo de compromisso;
– Arquivos gerais a serem anexados;
– Envio da prestação de contas pelo convenente;
-Inclusão de eventos de prestação de contas;
– Aspectos gerais da Análise Informatizada da Prestação de Contas.
- INSTRUTOR
EQUIPE ONIX DE FACILITADORES
- INVESTIMENTO:
08 a 12 de julho de 2024
Horário: 08h às 12h
Carga Horária: 20h
Local: Curso online e ao vivo
Investimento: R$ 1.990,00 por participante
Incluso: Material didático digital e Certificado de participação.
- Observações:
O Empenho deverá ser enviado para o email onixcapacitacao@gmail.com em até três dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores. CANCELAMENTOS e/ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até cinco (cinco) dias antes do evento. Todas as informações complementares deverão ser feitas por escrito.
A Inscrição será confirmada somente após o envio da Nota de Empenho ou comprovante de pagamento.
A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL realiza treinamentos “in company”, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua Organização, com excelente custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.
A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL reserva-se o direito em postergar ou cancelar o evento se ocorrer insuficiência de participantes, bem como promover substituição do Professor, em caso fortuito ou força maior.
Mais informações: Fone: 61 3202-2110/99277-3453.
E-Mail: ONIXCAPACITAÇÃO@GMAIL.COM
Site: WWW.ONIXCAPACITACAO.COM.BR
CNPJ: 12.314.418/0001-52
Endereço: ST SHC/NORTE CL QUADRA 105 Bloco A Sala 101
70.734.510 – Asa Norte – BRASÍLIA – DF
Somos cadastrados no SICAF.