m
Siga-nos

Tesouro Gerencial na Prática

Curso 100% Online

03 a 07 de maio de 2021.

12 a 16 de julho de 2021.

20 a 24 de setembro de 2021.


 

  • INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

A Onix Capacitação Profissional há 10 anos, capacita e qualifica profissionais e servidores das áreas pública e privada de forma prática, atualizada e ética, contribuindo para um melhor desempenho das organizações, atendendo profissionais, funcionários e servidores públicos e privados, identificando suas necessidades, garantindo uma capacitação específica, moderna e atualizada. Devido à pandemia do novo Corona vírus (Covid-19), a Onix tem conhecimento dos desafios e da restrição aos encontros presenciais na Administração Pública, assim apresenta uma nova forma de comunicação e trabalho para os servidores, sem alterar a qualidade dos cursos, por meio da Capacitação online 100% ao vivo.

  • OBJETIVO

Capacitar servidores a utilizarem o novo sistema de consultas do Governo Federal, Tesouro Gerencial “TG””, que substituiu o Siafi Gerencial a partir de 2015. O curso apresentará as principais características e funcionalidades do novo sistema. Ainda serão abordados os principais conceitos referentes à administração financeira, orçamentária, contábil e patrimonial relacionas à execução no SIAFI, facilitando assim, a extração correta e fidedigna dos relatórios necessários à tomada de decisão.

  • PÚBLICO ALVO

Servidores que atuam nas áreas de planejamento, orçamento, execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial e nas Secretarias de Controle Interno dos três poderes. Auditores internos das entidades da administração indireta e Auditores governamentais de controle externo e demais interessados.

  • METODOLOGIA

O curso será realizado em plataforma virtual, com interação entre professor e participantes, 100% online ao vivo, com monitor a disposição dos mesmos.

  • REQUISITOS

Ter conhecimento na área de contabilidade e orçamento público. Noção quanto à execução orçamentária e financeira no SIAFI.  OBSERVAÇÃO: o aluno deverá solicitar ao cadastrador de usuários de seu Órgão a inclusão do perfil “TESCONGER”.

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I: Conceitos Básicos de Administração Financeira e Orçamentária e Introdução ao Tesouro Gerencial CH: 4h
1. Noções de Administração Orçamentária e Financeira 2. Relacionamento SIAFI x Tesouro-Gerencial. 3. Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: A informação orçamentária; Classificação por Natureza da Receita; Classificação por Natureza da Despesa; Classificação por Fonte de Recursos; A Célula orçamentária; Principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira e seus contas correntes. 4. Introdução ao Tesouro Gerencial: Histórico; Arquitetura; Plataforma BI; Tesouro Gerencial x Siafi Gerencial; Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); Navegação pelo Sistema; Menus; Principais características; Funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.

 

MÓDULO II: Consultas Básicas no Tesouro Gerencial e Dotação Orçamentária e Descentralização de CréditosCH: 4h
1. Tabelas do Tesouro Gerencial: Rol de contas; Itens de informação; Estrutura organizacional; UG; Órgão; e UO. 2. Projeto de Lei Orçamentária Anual. 3. Dotação Inicial. 4. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário. 5. Dotação Autorizada. 6. Provisão e Destaque Orçamentário. 7. Consultas no Tesouro Gerencial sobre Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos: Escolher Relatório de Bancada; Selecionar atributos; Inserir novos atributos e métricas; realizar consulta; exportar dados.

 

MÓDULO III: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte ICH: 4h
1. Noções do PCASP. 2. Execução simplificada da despesa. 3. Principais contas de despesa e seus contas correntes. 4. Consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, elemento da despesa e suas inter-relações. 5. Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas. 6. Criação de filtros, prompts e grupos personalizados. 7. Salvar consultas em Meus Relatórios.

 

MÓDULO IV: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte IICH: 4h
1. Consultas de Execução da Despesa: por Credor, Empenho e Subitem. 2. Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas. 3. Compartilhar relatórios.

 

MÓDULO V: Consultas de documentos no Tesouro Gerencial e Receita PúblicaCH: 4h
1. Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros. 2. Aspectos teóricos: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita. 3. Guia de Recolhimento da União. 4. Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas por tipo de arrecadação; Receitas arrecadadas por GRU/RA.

 

  • DO FACILITADOR

EQUIPE ONIX DE FACILITADORES

  • LOCAL E DATA:

03 a 07 de maio de 2021.

12 a 16 de julho de 2021.

20 a 24 de setembro de 2021.

Local: Ambiente virtual 100% online em plataforma de vídeo conferência.

Carga Horária: 20h

Horário: 08h30min às 12h30min

Investimento: R $ 1.690,00 (Um mil, seiscentos  e noventa reais).

Requisitos: Computador, conexão com internet, web câmera, navegador de preferência Google Chrome, microfone e fone de ouvido.

Incluso: Material didático em formato digital e de Apoio e Certificado de participação.

  • OBSERVAÇÕES:

O Empenho deverá ser enviado para o fax (61) 30326507 no máximo até 3 (três) dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores. CANCELAMENTOS e/ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até 5 (cinco) dias antes do evento. Todas as informações complementares deverão ser feitas por escrito.

A Inscrição será confirmada somente após o envio da Nota de Empenho ou comprovante de pagamento.

Mais informações: Fone: 61 3032 6538/Fax 30326507 /92773453

E-Mail: ONIXCAPACITAÇÃO@GMAIL.COM

Site: WWW.ONIXCAPACITACAO.COM.BR

CNPJ: 12.314.418/0001-52

Endereço: ST SHC/NORTE CL QUADRA 105 Bloco A Sala 114

70.734.510 – Asa Norte – BRASÍLIA – DF

Somos cadastrados no SICAF.

A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL realiza treinamentos “in company”, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua Organização, com excelente custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.



X