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Análise das Demonstrações Contábeis do Setor Público sob a ótica do MCASP (Elaboração e Análise).

Brasília, 03 a 05 de Outubro de 2018.

Recife, 24 a 26 de Outubro de 2018.

OBJETIVO GERAL – Capacitar os alunos a classificar, evidenciar e analisar os efeitos nos balanços do setor público decorrentes das transações de natureza orçamentária, financeira e patrimonial, típicas da Administração Pública, visando capacitá-los para o melhor desenvolvimento das atividades contábeis e, especialmente, prepará-los para a implantação dos novos procedimentos decorrentes das mudanças na Contabilidade Pública.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar conceitos e características da Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Caracterizar seus objetos; Identificar a estrutura dos balanços públicos; Elaborar os balanços públicos; Analisar e interpretar as demonstrações contábeis obrigatórias, exigidas pela Lei nº 4.320/64, pelas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público e pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público.

PÚBLICO ALVO

Destina-se a profissionais que atuam nas áreas de contabilidade, controle interno e externo, jurídica, administração orçamentária e financeira do setor público e a profissionais do setor privado que prestem assessoria ou consultoria a órgãos públicos, bem como diretores, gerentes e outros executivos de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

METODOLOGIA – Aulas expositivas com auxílio de projetor multimídia e “power point”. Resolução de exercícios teóricos e práticos em sala de aula e discussão de casos concretos.

PRÉ-REQUISITOS: Noções de Contabilidade Geral e de Execução Financeira e Orçamentária.

MATERIAL DIDÁTICO:

Livro de autoria do instrutor – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Suplemento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Aspectos Conceituais da nova Contabilidade Pública

Conceito, objetos, objetivos, normas aplicáveis

Contabilidade Patrimonial x Contabilidade Orçamentária

Regimes Contábeis

Estrutura básica do PCASP

  1. Balanço Orçamentário:

Estrutura,

Elaboração,

Análise e Interpretação

3 Demonstração das Variações Patrimoniais:

Estrutura,

Elaboração,

Análise e Interpretação.

4 Balanço Patrimonial:

Estrutura,

Elaboração,

Análise e Interpretação

5 Balanço Financeiro:

Estrutura,

Elaboração,

Análise e Interpretação

6 Demonstração dos Fluxos de Caixa:

Estrutura,

Elaboração,

Análise e Interpretação

INSTRUTOR:

Francisco Glauber Lima Mota

Mestre em Contabilidade pela Fundação Universidade de Brasília – UnB. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduado em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Cataria – Unisul. Especialista nas áreas financeira e operacional (convênio BEC-BNB). Especialista em políticas públicas e gestão governamental pela ENAP-MPOG.  Contador da Câmara dos Deputados. Professor licenciado do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Consultor de empresas de informática para a área de contabilidade pública (ASPEC, FIORILLI). Parecerista da Revista Catarinense da Ciência Contábil, editada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Autor dos livros Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Suplemento e Curso de Siafi – Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira Federal. Autor de artigos científicos aprovados em congressos nacionais e internacionais. Autor de artigos publicados no Boletim de Administração Pública Municipal. Membro do Grupo Técnico de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Membro da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal – ACICONDF. Agraciado com a medalha “Mérito Contábil Acadêmico”, em 2013, iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do DF.

 Local e Data:

Brasília, 03 a 05 de Outubro de 2018.

Recife, 24 a 26 de Outubro de 2018.

Carga Horária: 24 horas

Horário: 08h às 18h

Investimento: R$ 2.490,00 (dois mil quatrocentos e noventa reais).

Incluso: Material de Apoio, Certificado de participação, apostila, coffee break.

OBSERVAÇÕES: O Empenho deverá ser enviado para o fax (61) 30326507 no máximo até 3 (três) dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores. CANCELAMENTOS e/ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até 5 (cinco) dias antes do evento. Todas as informações complementares deverão ser feitas por escrito.

A Inscrição será confirmada somente após o envio da Nota de Empenho ou comprovante de pagamento.

A ONIX CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL realiza treinamentos “in company”, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua Organização, com excelente custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.

A Onix Capacitação Profissional confirmará os eventos com até cinco dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento.  Caso contrário, não nos responsabilizaremos por qualquer dano que possa a vir a acontecer durante a antecedência do curso como compra de passagens, hospedagens, etc.

Mais informações: Fone: 61 3032 6538/Fax 30326507 /9943-1033

E-Mail: ONIXCAPACITAÇÃO@GMAIL.COM 

Site: WWW.ONIXCAPACITACAO.COM.BR

CNPJ: 12.314.418/0001-52

Endereço: ST SHC/NORTE CL QUADRA 105 Bloco A Sala 114

70.734.510 – Asa Norte – BRASÍLIA – DF

Somos cadastrados no SICAF.

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